Liga Barcelos 2018 em andamento!

Teve início no passado dia 14 de abril o segundo de seis torneios que preenchem o circuito escolar de xadrez “Liga Barcelos 2018”. Trata-se de um conjunto de provas organizado pela Academia de Xadrez de Barcelos, com o apoio das associações de pais das Escolas Básicas de Fraião, das Pontes e da Fogaça e da Câmara Municipal de Barcelos. É destinado a todos os alunos das escolas com a atividade de xadrez leccionada pela Academia e tem como objetivo dar aos alunos a oportunidade de experiênciarem o lado mais competitivo do xadrez.

A Escola Básica de Fraião, em São Veríssimo, foi a primeira a acolher, de forma bastante simpática, um torneio do circuito, no dia 24 de março. O sábado chuvoso não demoveu os 11 jovens xadrezistas que compareceram na prova, constituída por 7 jornadas, com um ritmo de 10 minutos para cada jogador. O primeiro jogo teve início às 14h30 e teve uma pausa a meio da tarde, brindada por um delicioso lanche feito pela Associação de Pais. Depois de uma prova bastante disputada, só na última ronda se ficou a saber quem seria o vencedor, que acabou por ser o jovem Rúben Durães da escola António Fogaça, que juntou este triunfo ao seu aniversário. No pódio ficaram ainda Isaac Oliveira (Escola de Fraião) e Francisco Linhares (Escola António Fogaça), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Já a segunda prova, de 14 de abril, foi disputada na Escola Básica das Pontes, contando com a presença de 12 alunos. A prova decorreu nos mesmos moldes da anterior, com 7 jornadas e com um ritmo de 10 minutos para cada jogador. Também a Associação de Pais presenteou todos os participantes com um agradável lanche, durante a pausa da tarde. Recuperadas as energias, a prova recomeçou com os primeiros lugares ainda por decidir. No final, o grande vencedor foi o jovem Pedro Ferreira da Escola Básica das Pontes. A completar o pódio ficaram os jogadores Rafael Oliveira (Escola da Fogaça) e Francisco Linhares (Escola da Fogaça), segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Um obrigado a todos os participantes pela presença e ás Associações de Pais por todo o apoio prestado.

Bookmark the permalink.

Comments are closed