XIII MEMORIAL ENGENHEIRO LIMA TORRES – Torneio de xadrez

lt-2015

Hoje uma referência do concelho de Barcelos, o Engº Lima Torres foi um exemplo de paixão e dedicação ao que mais amamos e adoramos. Decidido por uma vida com significado e com qualidade foi sempre um apaixonado por muitas coisas onde se destacam especialmente a Fotografia e o Xadrez.

Todos os anos realiza-se em Barcelos um torneio em homenagem ao ilustre cidadão barcelense falecido a 16 de Setembro de 2002. No sábado, dia 12 de dezembro de 2015, realizou-se na Escola Secundária Alcaides de Faria o XIII Memorial Engº Lima Torres.

Esta edição deste torneio, organizado pelo Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos, contou desde a primeira hora com o apoio da Academia de Xadrez de Barcelos e com a magnífica colaboração de diversas instituições. Destaca-se o Município de Barcelos, União de Freguesias de Barcelos Vila Boa Vila Frescaínha (São Martinho e São Pedro), Escola Secundária Alcaides de Faria, Associação de Xadrez do Distrito de Braga.

Com 82 inscritos de todas idades e força xadrezista, é o maior torneio realizado no distrito de Braga sem custos de inscrição e sem prémios monetários. Este torneio é aberto a todos os participantes, federados e não federados.

Este tipo de provas são procuradas pelos xadrezistas que se estão a iniciar na modalidade maioritariamente jovens. Esta característica não é por acaso, o homenageado recusou sempre receber qualquer prémio ou troféu. Quando contemplado, o Eng. Lima Torres oferecia a um jovem a possibilidade de o recolher e ficar com ele.

No que ao torneio diz respeito, o vencedor foi o atleta que representa o clube A2D – Didáxis Carlos Novais com 6,5 pontos em 7 possíveis, seguido com os mesmos 6 pontos, de Alexandre Mano e Artur Lemos, ambos do GDR Amigos de Urgeses.

Um destaque para os 34 xadrezistas, na sua maioria jovens do ensino básico de Barcelos. Fruto do trabalho que a Academia de Xadrez de Barcelos tem efectuado junto das escolas e pais do concelho.

Todos os participantes receberam uma lembrança da organização. O já tradicional e emblemático prato que apresenta uma figura de xadrez pintada à mão. Sendo já motivo de colecção pelos participantes que participam no torneio.

Os troféus por escalões e os primeiros classificados, receberam do Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos uma peça do artesão João Ferreira. O galo com coroa de rei, interligou o xadrez e a figura máxima do artesanato barcelense.

Pódio

  • Carlos Novais, Aa Didaxis – A2d,  6.5 pontos
  • Alexandre Mano, GDR Amigos Urgeses, 6 pontos
  • Artur Lemos, GDR Amigos Urgeses, 6 pontos

Classificação por escalões

  • Sub. 8, 35º Clara Couto, Escola Xadrez Porto, 4 pontos
  • Sub. 10, 27º Gaspar Couto, Escola Xadrez Porto, 3 pontos
  • Sub. 12, 29º Tiago Marques, Escola Xadrez Porto, 4 pontos
  • Sub. 14, 11º Orlando Ribeiro, CX EB 2, 3 João Meira, 5 pontos
  • Sub. 16, 10º André Pinto, Clube de Xadrez de Braga, 5 pontos
  • Sub. 18, 4º Ricardo Marques, Escola Xadrez Porto, 5.5 pontos
  • Sub. 20, 5º Diogo Oliveira Martins, Academia de Xadrez de Barcelos, 5.5 pontos
  • Feminino, 16º Filipa Pipiras, Escola Xadrez Porto, 4.5 pontos
  • Veterano, 18º Horácio Barra, Academia de Xadrez de Barcelos, 4.5 pontos

Melhor Barcelense em prova

  • Mário Eiras

Bookmark the permalink.

Comments are closed