Torneio Solidário de Xadrez no Colégio de S. Caetano

 

Foto: Diana Pimparel/Clube de Xadrez de Braga

Foto: Diana Pimparel/Clube de Xadrez de Braga

Cerca de uma centena de xadrezistas marcaram presença no torneio organizado pela Escola de Matemática e pelo Clube de Xadrez de Braga,  com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga. O evento de carácter solidário teve lugar no Colégio de S. Caetano, em Braga, no passado sábado, 21 de dezembro. O principal objetivo foi a angariação de bens de primeira necessidade para a instituição.

O torneio, com sete jornadas a um ritmo de 15 minutos por jogo, teve como diretor de prova David Fernandes e como árbitro principal Carlos Dias. A vencedora foi a WCM Maria Inês Oliveira, com 6 pontos em 7 possíveis. Com a mesma pontuação, mas piores critérios de desempate, classificaram-se sucessivamente Paulo Pinho MN, Bruno Gomes, Alexandre Belsley e Luís Silva MN.  A Academia de Xadrez de Barcelos esteve representada por cinco jogadores: Diogo de Oliveira Martins (9º, 5 pontos), Alfredo Sousa (22º, 4 pontos), José Pedroso (32º, 4 pontos), Tomás Pedroso (51º, 3 pontos) e Diogo Faria (54º, 2,5 pontos). Para Diogo Faria, aluno não federado, foi a estreia num torneio de Xadrez.

A classificação completa está disponível no Chess Results.

Mais do que Xadrez

A Cerimónia de Abertura contou com a participação do Coro Académico da Universidade do Minho e com a presença do Dr. Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, que disputou uma partida amigável com Luís Silva, actual campeão nacional de partidas semi-rápidas.

Foto: Diana Pimparel/Clube de Xadrez de Braga

Foto: Diana Pimparel/Clube de Xadrez de Braga

Na Cerimónia de Encerramento, para além da habitual entrega de prémios aos vencedores, procedeu-se entre todos os participantes a um sorteio de lembranças oferecidas por vários agentes do comércio local, que se associaram desta forma à iniciativa.

Trench

Foto: Diana Pimparel/Clube de Xadrez de Braga

Paralelamente ao torneio teve lugar uma demonstração do jogo de tabuleiro Trench, que contou com a presença do seu criador, Rui Alípio Monteiro. O Trench é um jogo de estratégia inspirado na característica luta de trincheiras da I Grande Guerra Mundial. Os mais entusiastas, entre os quais se encontram muitos praticantes de Xadrez, não hesitam em designá-lo como o Xadrez do séc. XXI.

O Colégio de S. Caetano

O colégio de S. Caetano, fundado em 1791 pelo então arcebispo de Braga, D. Frei  Caetano Brandão, tem como missão educar crianças e adolescentes em risco, acolhendo-as em regime de internato, como resultado de diversas parcerias com várias instituições sociais locais, regionais e nacionais. Desde 1933 a instituição é orientada e dirigida pelos Irmãos das Escolas Cristãs, mais conhecidos entre nós como os Irmãos de La Salle.

Bookmark the permalink.

Comments are closed