O primeiro torneio de xadrez da Eurocidade Valença-Tui teve lugar no dia 18 de Dezembro de 2015. A competição, organizada pelo clube de xadrez de Tui em colaboração com o Xadrez Galego e pelos Municípios de Valença e Tui, teve uma participação de bom nível de ranking.
Na parte da manhã, na margem portuguesa, disputaram-se 3 jornadas em plena Praça da República na Fortaleza de Valença. Durante a tarde, os jogos decorreram na Área Panorâmica de Tui, com mais 4 rondas, perfazendo um total de 7, disputadas a um ritmo de 15 minutos, acrescidos de 10 segundos por lance, para cada jogador.
Representando o clube Aej S. João Da Madeira, Henrique Aguiar, tricampeão português em escalões jovens, foi o vencedor deste torneio. Os segundo e terceiro lugares foram ocupados pelo NM Carlos Dantas e Rui Pedro Gomes ambos da AAD – A2D.
A Academia de Xadrez de Barcelos não podia deixar de estar presente entre os 50 participantes. Diogo Oliveira Martins ficou em 9º, Filipe Costa em 30º e José Antunes em 38º.
Participação com um sentimento especial
José Augusto Antunes é natural de Valença. Muito jovem saiu da sua terra natal para trabalhar nos então CTT – Correios e Telecomunicações de Portugal, onde sentiu de perto o crescimento da empresa no início dos anos 70, em que a criação do “Código Postal” e do “Comboio Expresso Postal” foram a base para o rápido desenvolvimento nos anos seguintes.
Após trabalhar em diversas cidades do país, quis o destino que ficasse colocado na cidade de Barcelos e passados 40 anos o encantamento pela terra adotiva não esmorece.
É conhecida a sua paixão pelo colecionismo. Galos, coretos, músicos, mochos, camelos e em especial tabuleiros de xadrez.
Fique a conhecer um pouco sobre o único Valenciano que participou no 1º Torneio da Eurocidade Valença-Tui.