Famalicão: Diogo Oliveira Martins e Pedro Caramez entre Mestres

AXB-DSC00743

Decorreu na semana de 2 a 7 de agosto, na biblioteca municipal de Famalicão, o III Torneio Internacional de Famalicão, prova a contar para o Circuito Nacional de Lentas. Entre os 89 jogadores de 6 nacionalidades diferentes estavam 17 titulados internacional e nacionalmente, incluindo 3 Grandes Mestres.

Organizado pelo Clube de Xadrez A2D e a Associação de Xadrez do Distrito de Braga, o evento contou com o apoio da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Didáxis, Cooperativa de Ensino da Didáxis, Associação Académica da Didáxis, Federação Portuguesa de Xadrez e Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. O diretor do torneio foi Mário Oliveira e a arbitragem a cargo de Carlos Dias e David Fernandes.

Da Academia de Xadrez de Barcelos o destaque vai para Diogo Oliveira Martins, que era teoricamente o 39º melhor jogador da prova mas que no entanto conseguiu um fantástico 6º lugar e ainda o prémio de melhor sub-20. Durante toda a prova o jogador e professor da Academia defrontou vários jogadores bastante acima do seu nível, terminando sem qualquer derrota, além de ter vencido dois mestres e empatado com outro.

A prova, constituída por 7 rondas disputadas a um ritmo de 90 minutos mais 30 segundos por jogada efetuada, foi ganha pelo Grande Mestre cubano Lelys Duany com 6 pontos em 7 possíveis, seguido pelo Grande Mestre argentino Alejandro Hoffman e o Mestre Internacional português Paulo Dias.

De referir ainda que o jogador e professor Gonçalo Oliveira Martins conseguiu o prémio de melhor sub-16.

 Classificação Academia

 

António Pedro Caramez com excelente prestação.

 

Foto: Mário Oliveira / Didáxis

Foto: Mário Oliveira / Didáxis

Durante o Internacional de Famalicão, houve tempo para um torneio de partidas rápidas. O “II Torneio da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Didáxis” decorreu no dia 5 de agosto,  com 9 rondas a um ritmo de 3 minutos mais 2 segundos por jogada efetuada.

Da Academia de Xadrez de Barcelos, o treinador e jogador António Pedro Caramez conseguiu um excelente 2º lugar, tendo obtido 3 vitórias sobre jogadores titulados.

O vencedor foi o Grande Mestre Lelys Duany e o 3º classificado foi o Grande Mestre Alejandro Hoffman.

Bookmark the permalink.

Comments are closed