Chess and Education London Conference

Successes and Challenges – Improving School Chess Practice, Research and Strategy

London Chess Classic

Filipe Costa e António Pedro Caramez, o presidente e o treinador da Academia de Xadrez de Barcelos, estarão em Londres nos dias 7 e 8 de dezembro para assistir à conferência Successes and Challenges – Improving School Chess Practice, Research and Strategy (Sucessos e desafios – Melhorar a prática de xadrez escolar, pesquisa e estratégia).

A conferência é uma das atividades inseridas no London Chess Classic, um encontro anual que concentra as atenções do xadrez mundial tendo este ano nove torneios de xadrez. O evento principal é um torneio fechado, cujo acesso é feito por convite. Para o torneio do presente ano estão convidados, entre outros, dois ex-campeões mundiais: Vladimir Kramnik, da Rússia, com Elo 2794 e Vishy Anand, da Índia, com Elo 2775. O indiano era até 22 de novembro passado o Campeão do Mundo, tendo perdido o título para o prodígio norueguês Magnus Carlsen.

Importância para o projeto da Academia

Mais do que divulgar ou apresentar os benefícios do xadrez, já conhecidos por todos, a conferência pretende abordar a forma como o xadrez é apresentado nas escolas e em comunidades. Dividida em dois dias, a conferência reveste-se de grande importância para o projeto que a Academia de Xadrez pretende implementar em Barcelos.

No primeiro dia, 7 de dezembro, será de especial interesse para professores e pesquisadores o foco que será posto no melhorar, aprender com os erros dos outros, apresentar valores de referência, partilhar as melhores práticas e modelos de sucesso. A conferência apresenta as mais recentes histórias de sucesso de Arménia, Suécia, Dinamarca e Hungria, bem como pesquisas recentes e comentários de cientistas e autores eminentes.

Já no domingo, 8 de dezembro, com seu foco em questões organizacionais e estratégicas, a conferência é pensada para os líderes de projetos e instituições de formação de xadrez, fornecendo novas ideias e novas perspetivas, encontrando novos parceiros e modelos de gestão.

Bookmark the permalink.

Comments are closed