Campeonato Nacional de Semi-Rápidas (Equipas) – Academia de Xadrez de Barcelos “A” em 7º lugar

DSC_0219

A prova teve lugar no sábado dia 30 de maio numa localidade com tradições no xadrez nacional: Marinha Grande. Organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez em conjunto com o Sport Operário Marinhense, o Campeonato Nacional de partidas semi-rápidas por equipas é também conhecido como: “Memorial Dr. José Vareda”, em homenagem a um dinamizador local.

Os xadrezistas portugueses não deixaram de prestar 1 minuto de silêncio a um dos melhores xadrezistas portugueses de todos os tempos: Joaquim Durão. O mestre falecido recente, foi um dos principais impulsionadores do xadrez português.

No que à competição diz respeito, esta foi uma das competições mais disputadas da época. Com a participação de 49 equipas e um expressivo número de jogadores inscritos: 293.

A competição teve 7 rondas com ritmo de 15 minutos com 10 segundos de incremento por jogador. E teve até à última jornada incógnitas na classificação final, fruto de um grande equilíbrio das equipas presentes.

No final sagrou-se vencedor o GD Dias Ferreira com um total de 20 pontos em 21 possíveis. Seguiu-se no pódio o FC Barreirense A, uma das equipas favoritas, a equipa do Barreiro foi a vencedora das duas últimas edições. Em 3º lugar ficou a AEJ S. João da Madeira com 17 pontos.

Para encontrar o 3º lugar do pódio foi necessário recorrer aos factores de desempate, futuro do equilíbrio das equipas presentes 7 equipas tinham igual número de pontos. Entre elas a equipa A da Academia de Xadrez de Barcelos, que só perdeu em duas jornadas, precisamente com a 1ª e 2ª classificada.

Ditava o regulamento que o elemento de desempate era a soma dos pontos nos 4 tabuleiros, em detrimento do factor progressivo, que obrigava a procurar a vitória desde a primeira jornada e como tal a disputar as partidas com equipas mais fortes a cada jornada.

Classificação final

  • 1º GD Dias Ferreira – 20 em 21
  • 2º FC Barreirense ‘A’ – 19
  • 3º AEJ S. João da Madeira – 17
  • 4º GD Cavadas ‘A’ – 17
  • 5º Sporting CP ‘A’ – 17
  • 6º GX Porto ‘A’ – 17
  • 7º AX Barcelos ‘A’ – 17
  • 8º GX Alekhine – 17
  • 9º FC Barreirense ‘B’ – 17
  • 10º AA Coimbra ‘A’ – 16

Chess-results

Participação da Academia

A Academia de Xadrez de Barcelos esteve presente com duas equipas: “A” e “B”. A equipa A foi composta pelos jogadores: Fernando Aller, Pedro Caramez, Marcial Garcia e Jose Torres. A equipa A teve uma excelente participação classificando-se em 7º lugar da geral.

A equipa B, representada por Diogo Oliveira Martins, João Branco, Gonçalo Oliveira Martins e Miguel Martins, não foi além do 42º lugar. Tendo ficado dois lugares abaixo do indicado pelo ranking inicial.

 

Bookmark the permalink.

Comments are closed