Pelo 2º ano consecutivo, o Luso acolheu o Campeonato Nacional de Jovens em ritmo clássico. Durante 5 dias o Pavilhão Gimnodesportivo foi palco de mais de 30 horas de Xadrez, tendo em disputa 16 títulos, individuais absolutos e femininos e os títulos coletivos absoluto e feminino.
O evento contou com a participação de 51 clubes de todo o país. A participação de 299 jovens para disputar os diversos escalões demonstra a importância da prova na programação dos clubes.
A Academia de Xadrez de Barcelos não podia faltar a este evento, estando presente nesta prova nos sub 12 (Bernardo Silva e Lucas Lomba), sub 16 (Gonçalo Oliveira Martins), sub 18 (Baltazar Lomba e Ana Rita Lima) e sub 20 (Diogo Oliveira Martins).
A diversão e o convívio fora das 64 casas são elementos de duradouras memórias para os jovens barcelenses. Realçamos, no último dia da prova, a cerimónia de encerramento e entrega dos troféus, em que houve espaço para um churrasco e o convívio dos jovens atletas.
No final, o Galo de Barcelos não podia faltar. A Academia ofereceu ao proprietário da casa que nos acolheu um símbolo da nossa terra e o maior embaixador de Portugal.
Classificação dos atletas da Academia
Sub 12 – 74 participantes
- Lucas Lomba – 41º lugar, 3 pontos.
- Bernardo Silva – 68º lugar, 2 pontos.
Sub 16 – 42 participantes.
- Gonçalo de Oliveira Martins – 12º lugar, 4 pontos
Sub 18 – 23 participantes.
- Ana Rita Lima – 20º lugar, 2 pontos.
- Baltazar Lomba – 21º lugar, 2 pontos.
Sub 20 – 11 participantes.
- Diogo Oliveira Martins – 8º lugar, 4 pontos.