Campeonato Distrital por Equipas: Academia no 3º lugar

A Academia de Xadrez de Barcelos obteve o 3º lugar no Campeonato Distrital por Equipas de partidas lentas. A prova, organizada pela Associação de Xadrez do Distrito de Braga (AXDB), iniciou-se em Janeiro com 8 equipas e desenrolou-se ao longo de 5 jornadas.

O ritmo de jogo era de 90 minutos, com um acréscimo de 3o segundos a cada jogada. O tempo de jogo disponível é determinante, já que permite uma maior análise do jogo. Em resultado disso, os jogos adquirem uma maior componente estratégica, exigindo uma elevada concentração do jogador.

Esta prova teve com diretor de competição David Fernandes do CX Braga. As duas últimas jornadas (4ª e 5ª) decorreram em formato concentrado, reunindo todas as equipas no mesmo espaço. Em virtude do Campeonato Nacional de 2ª e 3ª divisão passar por Barcelos, a AXDB realizou em conjunto as provas do distrito.

DSC_0075 (Cópia)

GDRA Urgeses vencedores do CD por equipas 2014/2015

Das 8 equipas em prova, à partida o resultado final seria disputado entre as duas candidatas ao título: o GDRA Urgeses e a AA Didáxis – A2D de Famalicão. O clube Vimaranense teve um resultado superior sagrando-se campeão distrital por equipas. Face às duas fortes equipas que se perfilavam para os lugares cimeiros, a disputa pelo terceiro lugar do pódio adivinhava-se emotiva.

AXB-DSC_0189

Equipa B da Academia de Xadrez de Barcelos

Jovens Barcelenses subiram ao pódio – Academia de Xadrez de Barcelos no 3º lugar

Na 4ª jornada, realizada a 21 de Março, a Academia de Xadrez de Barcelos jogou com a equipa campeã distrital e como seria de esperar não teve argumentos para ir além do meio ponto entre os 4 possíveis. O meio ponto valioso, foi obtido por Joaquim Soares, Barcelense que ocupou o 4 tabuleiro da equipa.

Na 5ª e última jornada, a Academia de Xadrez de Barcelos teve um resultado mais positivo vencendo a equipa D do Clube de Xadrez de Braga por 3,5 – 0,5. Desse modo, a Academia classificou-se em 3º lugar com 10,5 pontos, ficando à frente da equipa do Clube de Xadrez de Ronfe que ocupou o 4º lugar com 10 pontos.

De realçar o grande espírito de grupo dos xadrezistas de Barcelos. Face à conjuntura, este foi um excelente resultado, sendo o culminar de diversas horas de treino e preparação. A prova por equipa permite a inscrição máxima de 16 jogadores, sendo que em cada jornada participam 4 jogadores. Os xadrezistas que deram o seu contributo para a equipa foram: José Alves, Tomás Pedroso, Lucas Lomba, Bernardo Silva, Diogo Castro e Joaquim Soares.

4ª Jornada – 21 de Março: Academia de Xadrez de Barcelos 0,5 – 3,5 GDRA Urgeses

Lucas Lomba 0 – 1 Artur Lemos

Tomás Pedroso 0 – 1 Vitor Costa

Diogo Castro 0 – 1 Miguel Pires

Joaquim Soares 0,5 – 0,5 Joaquim Machado

5ª Jornada – 21 de Março: CX Braga D 0.5 – 3,5 Academia de Xadrez de Barcelos

João Longro 0 – 1 Lucas Lomba

Pedro Flores 0,5 – 0,5 Bernardo Silva

João Castro 0 – 1 Diogo Castro

João Pacheco 0 – 1 Joaquim Soares

 

Bookmark the permalink.

Comments are closed