Campeonato Distrital Absoluto de Xadrez

Gonçalo - Diogo - João

Terminou no passado sábado a fase de apuramento do campeonato distrital individual de xadrez. A prova teve como objetivo determinar o acesso de cinco jogadores a uma fase final, a realizar em abril, que contará com a participação do atual campeão Bruno Gomes (AADidáxis – Famalicão).

Fase de Apuramento com 35 jogadores

Tendo como arbitro Carlos Dias, presidente da Associação de Xadrez do Distrito de Braga (AXDB), direção da prova de Mário Oliveira, responsável pelo clube famalicense, o torneio realizou-se em Famalicão, entre 24 de novembro e 14 de dezembro.

A fase de apuramento envolveu cinco clubes, com 35 atletas inscritos. As sete jornadas, disputadas a um ritmo de 1h30 por jogador, ditaram como vencedor Ivo Dias, atleta famalicense, com 6 pontos. Em 2º lugar classificou-se a jovem famalicense Maria Inês Oliveira, também invicta, que obteve 5,5 pontos.

Jovens Barcelenses estarão na final

Diogo Oliveira Martins e Gonçalo Oliveira Martins classificaram-se em 3º e 4º lugar, com 5 pontos, tendo na última jornada Gonçalo surpreendido com uma vitória perante Luís Romano, um dos naturais candidatos à passagem da eliminatória. João Branco, também jogador da Academia de Barcelos, com 4.5 pontos, ficou em 6º lugar com igualdade de pontos, mas pior desempate, do 5º e último lugar de acesso à fase seguinte, tendo esse sido ocupado por José Monteiro do GDR Amigos de Urgeses (Guimarães), com 4.5 pontos. José Alves, teve de abandonar a competição numa fase inicial da prova por razões pessoais, fator esse que pesou na classificação em 31º lugar com um ponto.

Classificação final

  • 1º Ivo Dias (AADidáxis)
  • 2º Maria Inês Oliveira (AADidáxis)
  • 3º Diogo Oliveira Martins (Academia de Xadrez de Barcelos)
  • 4º Gonçalo Oliveira Martins (Academia de Xadrez de Barcelos)
  • 5º José Monteiro (GDR Amigos de Urgeses)

Classificação dos jogadores da Academia de Xadrez de Barcelos

Detalhes do torneio no Chess-Results

Bookmark the permalink.

Comments are closed