Academia vence o Campeonato Nacional por Equipas – Rápidas

20141220 CN Rapidas Maia (13)

A Capital Europeia do Desporto foi o local escolhido pela Federação Portuguesa de Xadrez para realizar a última prova de 2014. Na cidade da Maia decorreu durante o sábado dia 20 de Dezembro o Campeonato Nacional de Partidas Rápidas 2014/2015.

A equipa A da Academia de Xadrez de Barcelos, composta pelo Mestre FIDE Fernando Sanchez, David Gomez, António Caramez e Adrian Gomez, venceu a prova. Para tal, teve de defrontar na última jornada a equipa A do Sporting Clube de Portugal. O resultado final sorriu aos Barcelenses, tendo realizado 2.5 – 1.5, somando um total de 5 vitórias, 2 empates e 0 derrotas (19 pontos em 21 possíveis).

A Academia de Xadrez de Barcelos esteve presente com duas equipas, numa competição muito equilibrada com diversas alterações ao longo das jornadas. A equipa B, composta por Diogo Oliveira Martins, Cláudio Fernandes, Gonçalo de Oliveira Martins, Baltazar Lomba e Filipe Costa, ficou em 26º lugar da prova.

O ritmo de partidas rápidas definido para as provas foi de 3 minutos com um acréscimo de 2 segundos por lance. Deste modo decorreu da manhã a prova por Equipas, envolvendo 142 jogadores em representação de 30 equipas de todo o país.

Classificação por Equipas

  • 1º Academia de Xadrez de Barcelos ‘A’ – 19 em 21
  • 2º AEJ S. João da Madeira – 18
  • 3º Sporting CP ‘A’ –  17

Chess-Results

Campeonato Nacional Individual – Rápidas

Durante a tarde realizou-se o Campeonato Nacional Individual, com uma participação de 103 xadrezistas. O ritmo de jogo manteve-se, disputando-se dessa forma 11 jornadas.

Esteve melhor do que os restantes o xadrezista do Grupo de Xadrez do Porto André Sousa. Este jovem promissor do panorama nacional somou 9.5 pontos em 11 possíveis. O 2º classificado foi Paulo Dias do Sporting CP e em 3º lugar classificou-se David Martins do GD Dias Ferreira, ambos com 8.5 pontos.

Foram 5 os jovens da Academia a disputar esta prova. Destacou-se Diogo Oliveira Martins, que terminou a prova em 26º, com 6.5 pontos. Ao longo de toda a prova o jovem atleta barcelense debateu-se com xadrezistas com ELO (ranking) muito superior ao seu, demostrando o bom momento que atravessa.

Classificação Individual

  • 1º André Sousa, GX Porto – 9,5 em 11
  • 2º Paulo Dias, Sporting CP – 8,5
  • 3º David Martins, GD Dias Ferreira – 8,5

Classificação da Academia

  • 26º Diogo Oliveira Martins – 6,5
  • 43º Cláudio Fernandes – 6
  • 65º Gonçalo Oliveira Martins – 5
  • 75º Baltazar Lomba – 4
  • 82º Alfredo Sousa – 4

Chess-Results

I Open Jovem de Xadrez da Maia

Encerrando as comemorações da Capital Europeia do Desporto que a cidade da Maia comemorou em 2014, as entidades que colaboraram com a Federação Portuguesa de Xadrez – O Amanhã da Criança, a Academia de Xadrez da Maia e a Câmara Municipal de Maia – levaram a efeito uma grande festa do Xadrez, realizando uma prova aberta destinada a jovens, com muitos prémios e animação no final.

De Barcelos participaram Tomás Pedroso, Ana Rita Lima, Miguel Martins e Bernardo Silva, sendo este último o melhor barcelense em prova, com 5 pontos em 7 possíveis.

 

 

 

 

Bookmark the permalink.

Comments are closed