Campeonato Nacional da 3ª Divisão – Academia no 2 lugar.

Organizado pela Academia de Xadrez de Barcelos, Federação Portuguesa de Xadrez e Associação de Xadrez do Distrito de Braga, realizou-se no dias 21 e 22 de Março uma prova concentrada da 2ª e 3ª divisão nacionais.

O evento a que se juntou o Campeonato Distrital por equipas, contou com o apoio da Junta de Freguesia de Arcozelo da Câmara Municipal de Barcelos. Sendo disponibilizado o Salão Nobre da Junta de Arcozelo para acolher os 128 xadrezistas que de deslocaram de diversos pontos do país.

Uma prova desta natureza não tinha lugar em Barcelos desde 1985, nesse ano Barcelos acolheu a primeira divisão na Albergaria Condes de Barcelos. Organizada então pelo Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos.

DSC_0113 (Cópia)

Salão Nobre da Junta de Freguesia de Arcozelo – Barcelos

As primeiras jornadas decorreram nos clubes, fora ou casa conforme a sorte do sorteio. Já as jornadas finais, são realizadas partilhando o mesmo espaço, concentrando assim todas as equipas da serie. Deste modo, reuniu-se em Barcelos 128 jogadores para disputar a 4ª e 5ª jornada. Em competição encontrou-se a serie A da 2ª e 3ª Divisão Nacional e serie B da 3ª Divisão a que se juntou o Campeonato Distrital por equipas.

A Academia de Xadrez de Barcelos, candidatou-se a organizar esta prova. A aceitação por parte da Federação Portuguesa de Xadrez é uma prova de confiança no trabalho que tem sido desenvolvido em Barcelos.

Academia de Xadrez de Barcelos no 2º lugar da serie A da 3ª Divisão

A competição tem um tempo de jogo de 90 minutos mais 30 segundos por cada lance efetuado. Cada equipa é representada por 4 jogadores, podendo inscrever no máximo 16 atletas.  A soma dos seus resultados individuais dita o resultado final da equipa.

Na 4ª jornada a Academia de Xadrez de Barcelos defrontou e venceu por 4-0 o Clube de Xadrez de Braga. Diogo Oliveira Martins, João Branco, Baltazar Lomba e Miguel Martins foram os atletas que com as suas vitórias colocaram a Academia no 4º lugar do campeonato em igualdade pontual com o 3º e 2º classificado.

AXB-DSC_0072

4ª jornada – Equipa da Academia de Xadrez de Barcelos

No domingo, esperava-se jogos mais exigentes. As expectativas foram correspondidas e o nível de concentração teve de estar no máximo. Com os jogos empatados nos 3 primeiros tabuleiros, Baltazar Lomba teve de desempatar a jornada. Vencendo a jornada a equipa da Academia de Xadrez de Barcelos isolou-se no 2º lugar.

As últimas jornadas, 6ª e 7ª, terão lugar em Maio na Câmara Municipal de Matosinhos. Estando a organização a cargo do Grupo Desportivo Dias Ferreira.

4ª Jornada – 21 de Março: Clube de Xadrez de Braga 0 – 4 Academia de Xadrez de Barcelos

5ª Jornada – 22 de Março: Academia de Xadrez de Barcelos 2,5 – 1,5 AC Alfenense

Bookmark the permalink.

Comments are closed